O que é Copywriting e como aplicar?

Você já se sentiu seduzidx por algum anúncio escrito na internet? Já se perguntou o motivo de ter comprado alguma coisa? Se as suas respostas são positivas para as duas perguntas, você já sabe o que é copywriting.

Técnicas de escrever textos persuasivos para Marketing e Vendas objetivando a tomada de decisão do internauta, isso é copywriting. O foco é sempre a conversão em vendas ou mesmo o cadastro de e-mails.

A técnica anda lado a lado com o Marketing de Conteúdo.

Mas é claro que não é só isso. A técnica de persuasão envolve muitas outras técnicas e gatilhos, como exemplos disso que foi dito temos a urgência, escassez, clareza e storytelling com boas histórias.

No post de hoje a gente vai aprender principalmente sobre como aplicar essa técnica.

Antes de a gente partir para o que interessa, você precisa ter ciência de algumas coisas:

  • Os leitores não gostam de pensar que estão sendo persuadidos a fazer alguma coisa.
  • Você precisa convencer sem deixar claro que está convencendo.
  • Vale mais a emoção do que a razão para os consumidores.

Portanto, para que você venda de fato é preciso ser natural ao falar para o leitor, e claro, é necessário oferecer uma solução para quem está com problemas.

Veja o passo a passo de como aplicar a técnica de copywriting:

Passo 1 – Público-alvo

Quem é o seu público? É muito importante entender para quem você está falando, para que assim possa otimizar a linguagem, e buscar entender quais são as dores, conflitos e desejos dessas pessoas.

Passo 2 – Não é para colocar uma melancia na cabeça, mas é preciso chamar atenção

Começando pelo título, né, claro. O título é o primeiro lugar para onde quem entra no seu site olha. É essencial fazer alguma coisa que chame a atenção desse leitor. Ah, um ebook isca também é interessante nesse ponto, que tal testar?

Vá direto na veia, para o leitor ter certeza de que ele vai achar a solução para o seu problema em seu site.

Passo 3 – A dor e a solução

O primeiro ponto nesse caso é identificar o que o seu leitor está buscando, isto é, qual é a sua dor. Isso vai gerar uma boa identificação com o seu negócio. Após, é hora de dar a solução. Aqui você vai entregar um produto, material ou serviço que resolva esse problema.

Aqui já é possível que aconteça a conversão, caso você ofereça um produto. Lembrando que não é o momento ideal para vender, etapas ainda precisam ser vencidas.

Passo 4 – A sua solução é única

Ir até a dor do leitor e oferecer um problema todo mundo faz, agora você precisa de um diferencial. Precisa mostrar para o que veio, provando que o seu material é único.

Faça essa pergunta a si mesmo: o que o meu material tem que os outros não têm? Portanto, pesquise a fundo os seus concorrentes, saiba o que estão fazendo, como estão fazendo e o que está funcionando.

É dessa forma que você também pode melhorar o seu material/produto ou infoproduto.

Passo 5 – Chamada para a ação

Aqui vai um complemento, ou talvez uma das etapas mais importantes.

Após cumprir todos os passos, é hora de convidar o seu leitor a conhecer mais sobre o que você oferece.

É possível fazer isso pedindo para deixar e-mail para a Newsletter, clicando em algum lugar para ganhar desconto, um ebook gratuito sobre o tema, ou mesmo acesso à página de vendas de algum curso que você ofereça.

Passo bônus

Oportunidade de OURO para você.

Que tal aprender muito mais sobre copywriting da forma mais completa do mercado? Acesse o curso abaixo e desfrute de todo o conteúdo sobre Copywriting que você puder absorver.

LINK >>> CLIQUE AQUI <<<

Aproveite! Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *